Press Release
Menu Principal
Programação
Quem Somos
Espectáculos
Apoios
Imprensa
newsletter
Animação
Itinerância
Formação
Contactos
Bilheteira
A Escola da Noite mantém online as últimas três circulares à comunicação social. Se necessitar de mais informações ou fotografias contacte-nos, por favor, através da nossa assessoria de imprensa pedrorodrigues@aescoladanoite.pt ou pelo telefone 239718238.

Circular de 3 de Junho de 2014
II Mostra de Teatro Galego e a temporada de CHAOS, de Luís de Matos, são os destaques da programação de Junho do Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), em Coimbra. Especialmente para as crianças, para além da sessão mensal de “Flores de Livro”, há também o novo espectáculo do Teatro do Montemuro, com actores e marionetas.

Entre 18 e 21 de Junho, A Escola da Noite organiza a II Mostra de Teatro Galego em Coimbra. O actor e encenador Cándido Pazó apresenta o espectáculo de abertura - “Memorias de un neno labrego”, uma adaptação de um clássico da literatura galega, a novela homónima de Xosé Neira Vilas. Com o humor que caracteriza o seu trabalho, que o público de Coimbra já pode testemunhar por várias vezes, Cándido revisita agora alguns dos traços da memória colectiva do povo galego, que em tanto se cruzam com a nossa própria história e com a nossa própria cultura. De regresso estão também as companhias Sarabela Teatro (dia 19, com o espectáculo “A idade da pavía”), o Teatro do Noroeste (dia 20, com a peça “Linda and Freddy, ilusionistas”) e ainda o Teatro do Morcego, com “Lazariño de Tormes” (dia 21, encerrando o festival). Organizada no âmbito do intercâmbio que A Escola da Noite vem mantendo com diversas instituições galegas, esta segunda edição da Mostra é uma excelente oportunidade para o público da cidade e da região aprofundar o contacto com o teatro contemporâneo da Galiza.

Luís de Matos no TCSB
Dando sequência a uma colaboração iniciada há cerca de 20 anos, nos primeiros anos e espectáculos da companhia, e retomada no ano passado, com o acolhimento no TCSB de um espectáculo dos Encontros Mágicos, A Escola da Noite tem agora o prazer de apresentar uma mini-temporada de CHAOS, uma das mais recentes produções de Luís de Matos, o mágico português mais premiado e distinguido de sempre.
Definido como um “one man show”, CHAOS oferece uma experiência mágica sem precedentes, uma colecção de mistérios tornados realidade em cada representação. No palco da Cerca de São Bernardo o público poderá disfrutar de uma “jornada inesquecível, plena de interacção e mistério, repleta de feitos inexplicáveis que perduram na memória de cada espectador que os vive”.
Os espectáculos terão lugar nos dias 27 e 28 de Junho (sexta e sábado, às 21h30) e no dia 29 (domingo, 16h00). Os bilhetes já estão à venda e podem ser adquiridos na ticket line ou directamente no TCSB.

Propostas para as crianças
As crianças ocupam novamente um lugar importante entre as propostas de programação do TCSB. Para além da sessão habitual de “Flores de livro – leitura de contos para a infância”, dinamizada por Cláudia Sousa no último sábado de cada mês (28 de Junho, 11h00), A Escola da Noite acolhe um dos mais recentes trabalhos do Teatro do Montemuro, dirigido a todos os públicos. “O Gigante” junta em palco actores e marionetas, numa história que fala de afectos, relações e respeito pelos outros. As sessões estão marcadas para 13 e 14 de Junho (sexta-feira, 21h30, e sábado, 11h00).

Teatro universitário e cinema
Ainda em Junho, o TCSB volta a receber o GEFAC, desta vez com o espectáculo “Amor Desgarrado”, no âmbito da Mostra de Teatro Universitário do TAGV (10 de Junho, 21h30). No dia seguinte é exibido o mais novo filme do realizador guineense Flora Gomes, “A Republica di Mininus”, numa extensão do ciclo organizado pelo Fila K Cineclube e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com o apoio da Cena Lusófona. Finalmente, prossegue ao longo do mês o ciclo de filmes organizado pela Saúde em Português no âmbito do projecto Aguarela, uma iniciativa que visa promover a sensibilização e informação da sociedade em geral e de públicos-alvo específicos sobre questões relacionadas com a orientação sexual e identidade de género. Depois de “A vida de Adèle”, exibido em Maio, estão agora agendadas mais três sessões, que terão lugar no bar do teatro, com entrada livre, nos dias 5, 12 e 24 de Junho.

TCSB
Programação de Junho de 2014

CINEMA
XXY
de Lúcia Puenzo
seguido de debate com Ana Lúcia Santos (Associação Não Te Prives! - Grupo de defesa dos direitos sexuais)
5 de Junho
quinta-feira, 21h30
Drama >
M/16 > 86’ > TCSBar > entrada gratuita
org. Saúde em Português, no âmbito do Projecto Aguarela – Plano de Iniciativas para o Combate à Discriminação pela Orientação Sexual e Identidade de Género

TEATRO
Amor Desgarrado
GEFAC - Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra
10 de Junho
terça-feira, 21h30
M/12 > 3 Euros
org. TAGV, no âmbito da Mostra de Teatro Universitário - MTU’14

CINEMA
A Republica di Mininus
de Flora Gomes
11 de Junho
quarta-feira, 21h30
M/12 > 80’
org. Centro de Estudos Sociais - Doutoramento em “Pós-Colonialismo e Cidadania Global” e Fila K Cineclube

CINEMA
Flawless
de Joel Schumacher
12 de Junho
quinta-feira, 21h30
M/12 > TCSBar > entrada gratuita
org. Saúde em Português, no âmbito do Projecto Aguarela – Plano de Iniciativas para o Combate à Discriminação pela Orientação Sexual e Identidade de Género

TEATRO
O Gigante
Teatro do Montemuro
13 e 14 de Junho
sexta-feira, 21h30
sábado, 11h00
M/6 > 5 a 10 Euros

TEATRO
Memorias dun neno labrego
a partir da novela homónima de Xosé Neira Vilas
Cándido Pazó (Galiza, Espanha)
18 de Junho
quarta-feira, 21h30
M/12 > 5 a 10 Euros

TEATRO
A idade da pavía
de Arístides Vargas
Sarabela Teatro (Galiza, Espanha)
19 de Junho
quinta-feira, 21h30
M/12 > 5 a 10 Euros

TEATRO
Linda and Freddy, ilusionistas
de Eduardo Alonso
Teatro do Noroeste (Galiza)
20 de Junho
sexta-feira, 21h30
M/12 > 5 a 10 Euros

Circular de 28 de Maio de 2014
A Escola da Noite encerra esta semana, no Teatro da Cerca de São Bernardo, o ciclo de programação dedicado aos 40 anos do 25 de Abril iniciado há dois meses. Entre segunda-feira e sábado, os espectadores têm à sua disposição uma oferta variada, que inclui poesia, teatro e contos para a infância. No âmbito da programação regular do TCSB, destaque ainda para o primeiro acolhimento da Companhia de Teatro de Sintra e para o espectáculo anual do Grupo de Teatro das Escolas José Falcão e Avelar Brotero.

Na quarta e na quinta-feira chega o mais recente espectáculo do Cendrev e da ACTA — A Companhia de Teatro do Algarve, companhias com as quais A Escola da Noite mantém há muito relações de colaboração e intercâmbio. "Autos da Revolução" é construído a partir dos textos de António Lobo Antunes, sob a direcção do encenador francês Pierre-Etienne Heymann. O universo particular das personagens de um dos mais conceituados escritores do mundo, numa invulgar transposição para o palco, proporciona-nos uma outra visão do Portugal que fomos, somos e queremos ser. Uma visão dos anos da revolução a partir das "pessoas comuns", dos "anti-heróis", plena de humanismo e de sensibilidade.

Flores de Livro especial
A 31 de Maio, último sábado do mês, tem lugar uma sessão especial de "Flores de Livro" - leitura de contos para a infância. Cláudia Sousa associa-se ao programa comemorativo dos 40 anos de revolução e traz na sua mala algumas das mais belas histórias para crianças alusivas ao 25 de Abril e aos valores que ele representa. Como prenda adicional para os mais novos, desta vez existe até um mural instalado no foyer do teatro pronto para ser completado e colorido pelas crianças ao longo da manhã.

Federico García Lorca pelo Chão de Oliva
No âmbito da programação regular do TCSB, a semana inclui ainda o espectáculo de teatro "A Linguagem das Flores", pelo Chão de Oliva — Companhia de Teatro de Sintra. O grupo apresenta-se pela primeira vez no palco deste teatro e traz um autor particularmente caro a A Escola da Noite, Federico García Lorca. "A Linguagem das Flores" parte do texto "D. Rosita, a Solteira" e conta com encenação de João Melo Alvim. A apresentação em Coimbra está marcada para sábado, 31 de Maio, pelas 21h30.
Na noite anterior, e com a lotação já esgotada, será apresentado o especáculo "História não tão real da padeira de Aljubarrota", pelo Grupo de Teatro das Escolas José Falcão e Avelar Brotero. Iniciativa com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, a presença anual deste grupo no TCSB é já uma tradição, que mais uma vez se cumpre no final do ano lectivo.


TCSB
26 a 31 de Maio

POESIA/MÚSICA
"Elas saíram para a rua de encarnado" + "Ary, a vida é o meu lugar"
Bonifrates / A Escola da Noite
26 de Maio
segunda-feira, 21h30
70' intervalo > entrada gratuita

TEATRO
Autos da Revolução
CENDREV / ACTA
28 e 29 de Maio
quarta e quinta-feira, 21h30
M/12 > 5 a 10 Euros

TEATRO ESCOLAR
História não tão real da padeira de Aljubarrota
Clube de Teatro Avelar Brotero / José Falcão
30 de Maio
sexta-feira, 21h30
entrada gratuita

LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA
Flores de Livro
Cláudia Sousa
31 de Maio
sábado, 11h00
M/4 > 3 Euros (criança); 5 Euros (criança + adulto)

TEATRO
A Linguagem das Flores
Chão de Oliva — Companhia de Teatro de Sintra
31 de Maio
sábado, 21h30
M/12 > 5 a 10 Euros

informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Circular de 30 de Março de 2014
Dois ciclos de documentários, duas sessões especiais de "Flores de Livro", uma peça de teatro, uma sessão de poesia e vários debates marcam a programação de Abril e Maio no Teatro da Cerca de São Bernardo, especialmente dedicada aos 40 anos do 25 de Abril. As comemorações arrancam já a 2 de Abril, com a exibição do filme "Que farei eu com esta espada?", de João César Monteiro.
O primeiro ciclo de documentários, organizado pel'A Escola da Noite e pelo Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra com o apoio da Casa da Achada — Centro Mário Dionísio, reúne 10 documentários realizados nos anos pós-revolucionários, alguns dos quais muito pouco conhecidos do público e não disponíveis no mercado. Todos realizados entre 1975 e 1978, os filmes oferecem uma visão ainda a quente da reorganizaão social e política do país depois da queda da ditadura, centrando-se em temas como a reforma agrária, os movimentos populares de base ou as campanhas de dinamizaão cultural. Entre os documentários escolhidos estão obras de realizadores portugueses (César Monteiro, Vítor Silva, Aida Morais, Solveig Nordlund e uma obra muito especial de Ana Hatherly), mas também diversos olhares estrangeiros sobre o Portugal da época — Pea Holmquist, Robert Kramer e Daniel Edinguer, entre outros.
Este ciclo estende-se ao longo de seis sessões, até 21 de Maio, sempre às quartas-feiras à noite (21h30) e com entrada gratuita.
A 23 e 30 de Abril, o TCSB acolhe um outro ciclo, organizado por quatro instituições da cidade — Associação Coimbra em Transição, Fila K Cineclube, Curso de Estudos Artísticos da FLUC e Associação Prisma. Intitulado "Filmes revolucionários de Abril", este ciclo inclui quatro sessões — duas no Edifício das Caldeiras e outras duas no TCSB. Para o écran da Cerca de São Bernardo estão programados os filmes "A Lei da Terra" (Grupo Zero, 1977) e "Deus, Pátria, Autoridade" (Rui Simões, 1976), respectivamente. Ambas as sessões têm também entrada gratuita e são seguidas de debate.


"Flores de Livro" especiais
Ainda em Abril, no dia 26, a sessão de "Flores de Livro" — leitura de contos para a infância que, como habitualmente, tem lugar no último sábado do mês, é também dedicada às comemorações do 40º aniversário da Revolução. A animadora sócio-educativa Cláudia Sousa selecciona um conjunto de histórias escritas na época ou alusivas aos anos da Revolução, oferecendo ao público de todas as idades uma forma diferente de olhar para algumas das principais conquistas do 25 de Abril — liberdade, paz e democracia.


Por Maio afora
Para além da continuação do ciclo de documentários e de uma segunda sessão especial de "Flores de Livro" (dia 31), as comemorações prolongam-se pelo mês de Maio. No sábado, dia 3, o SOS Racismo organiza o colóquio "O desastre de Lampedusa - a barbárie europeia contra os imigrantes" e a 28 e 29 de Maio chega o espectáculo de teatro "Autos da Revolução", uma co-produção Centro Dramático de Évora / ACTA — A Companhia de Teatro do Algarve, a partir de textos de António Lobo Antunes. Ainda em Maio e no âmbito desta programação, a Bonifrates e A Escola da Noite apresentarão, em data a anunciar, o recital de homenagem a Ary dos Santos que estreia no Ateneu de Coimbra na noite de 24 de Abril.
Todas as actividades estão incluídas no programa de comemorações comum a dezenas de instituições da cidade que, à semelhança do que aconteceu em 2013, está a ser articulado e coordenado pelo Ateneu de Coimbra.


TCSB
programação de Abril e Maio
40 anos do 25 de Abril



DOCUMENTÁRIO
Que farei eu com esta espada?
de João César Monteiro
[1975, 65']
2 de Abril
quarta-feira, 21h30
entrada gratuita
org. A Escola da Noite / Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra > apoio: Casa da Achada - Centro Mário Dionísio


DOCUMENTÁRIO
Quem semeia deve colher
de Pea Holmquist
[1978, 52']
9 de Abril
quarta-feira, 21h30
entrada gratuita
org. A Escola da Noite / Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra > apoio: Casa da Achada - Centro Mário Dionísio


DOCUMENTÁRIOS
O campo toma a palavra
de Vítor Silva
[1976, 65']
+
Aulas e azeitonas
de Aida Morais e Tetê Moraes
[1976, 40']
16 de Abril
quarta-feira, 21h30
entrada gratuita
org. A Escola da Noite / Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra > apoio: Casa da Achada - Centro Mário Dionísio


DOCUMENTÁRIO
A Lei da Terra
Grupo Zero
[1977, 67']
23 de Abril
quarta-feira, 21h30
seguido de debate sobre a Reforma Agrária
entrada gratuita
org. Coimbra em Transição, Fila K Cineclube, Curso de Estudos Artísticos da FLUC e Associação Prisma > ciclo "Filmes Revolucionários de Abril"


LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA
Flores de Livro — sessão dedicada aos 40 anos do 25 de Abril (1)
por Cláudia Sousa
26 de Abril
sábado, 11h00
M/4 > 50' > 3 a 5 Euros
Bar do TCSB


DOCUMENTÁRIO
Deus, Pátria, Autoridade
de Rui Simões
[1976, 98']
30 de Abril
quarta-feira, 21h30
seguido de debate
entrada gratuita
org. Coimbra em Transição, Fila K Cineclube, Curso de Estudos Artísticos da FLUC e Associação Prisma > ciclo "Filmes Revolucionários de Abril"


COLÓQUIO / DEBATE
O desastre de Lampedusa - a barbárie europeia contra os imigrantes
com Mamadou Ba
3 de Maio
sábado, 15h00
entrada gratuita
org. SOS Racismo


DOCUMENTÁRIO
Cenas da luta de classes
de Robert Kramer e e Philip Spinelli
[1977, 90']
7 de Maio
quarta-feira, 21h30
entrada gratuita
org. A Escola da Noite / Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra > apoio: Casa da Achada - Centro Mário Dionísio


DOCUMENTÁRIO
Setúbal Ville Rouge
de Daniel Edinguer
[1975, 94']
14 de Maio
quarta-feira, 21h30
entrada gratuita
org. A Escola da Noite / Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra > apoio: Casa da Achada - Centro Mário Dionísio


DOCUMENTÁRIOS
A Luta do Povo: Alfabetização e Santa Catarina
Grupo Zero
[1976, 29']
+
Assim Começa uma Cooperativa
Grupo Zero
[1977, 15']
+
Revolução
de Ana Hatherly
[1976, 12']
+
Murs d'une Révolution
Jean Paul Dekiss
[1976, 8']
21 de Maio
quarta-feira, 21h30
entrada gratuita
org. A Escola da Noite / Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra > apoio: Casa da Achada - Centro Mário Dionísio


TEATRO
Autos da Revolução
CENDREV / ACTA
28 e 29 de Maio
quarta e quinta-feira, 21h30
M/12 > 5 a 10 Euros > assinaturas TCSB: 5 entradas, 30 Euros; 10+1 entradas, 50 Euros


LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA
Flores de Livro — sessão dedicada aos 40 anos do 25 de Abril (2)
por Cláudia Sousa
31 de Maio
sábado, 11h00
M/4 > 50' > 3 a 5 Euros
Bar do TCSB


informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt