Leôncio e Lena

de Georg Büchner

ante-estreia no castelo de Montemor-o-Velho em 30 de Julho de 1994 estreia no Teatro Circo de Braga, em 22 de Novembro de 1994

1ª apresentação em Coimbra, no Teatro Académico de Gil Vicente em 5 de Dezembro de 1994

total de espectáculos - 49 (Montemor-o-Velho, Braga, Coimbra e Porto)

10ª produção - A Escola da Noite©Novembro1994

•••Tradução: Renato Correia.
•••Encenação: Konrad Zschiedrich.
•••••••••Leôncio de Pupu > António Jorge
•••••••••Criado > Carlos Sousa
•••••••••Conselheiro de Estado > Carlos Sousa
•••••••••Preceptor > Carlos Sousa
•••••••••Mestre Escola > Carlos Sousa
•••••••••Capelão > Carlos Sousa
•••••••••2º Policia > Carlos Sousa
•••••••••Rei Pedro > Cândido Ferreira
•••••••••Valério > João Brás
•••••••••Criado > José Vaz Simão
•••••••••Presidente do Conselho de Estado > José Vaz Simão
•••••••••1º Polícia > José Vaz Simão
•••••••••Rosetta > Rosário Romão
•••••••••Preceptora > Sílvia Brito
•••••••••Lena de Pipi > Sofia Lobo
•••••••••figurantes > Domingos Moreira, Lígia Roque, Miguel Amado e Vasco Azevedo
•••Cenografia: João Mendes Ribeiro.
•••Figurinos: Manus Hüller.
•••Desenho de luz: Vítor Correia e Konrad Zschiedrich.
•••Versão para o espectáculo: António Augusto Barros, José Vaz Simão, Konrad Zschiedrich e Sofia Lobo.
•••Assistência de encenação: Sofia Lobo.
•••Assistência de figurinos: Ana Rosa Assunção.
•••Fotografia: José Maçãs de Carvalho.
•••Direcção de cena: Carlos Sousa.
•••Operação de luz:Vítor Correia.
•••Operação de som:João Pessoa.
•••Maquinista de cena:Paulo Ferreira.
•••Execução de cenografia: António Coutinho, Carlos Figueiredo e José Rosendo.
•••Execução de figurinos: Isilda Rodrigues, Joaquim Freitas, Maria da Luz Freitas, Maria Gonzaga e Maria Luís.
•••Cabelos: Beatriz Cabeleireiros.
•••Promoção e divulgação: António Jorge, Lígia Roque e Rosário Romão.
•••Produção: A Escola da Noite.
leôncio e lena

Leôncio e Lena (sinopse)

Na corte do reino de Pupu acabam de tomar-se duas decisões importantes: o Rei Pedro decidiu pensar, o príncipe Leôncio, esmagado pelo tédio e atormentado com o vazio em si, decidiu ir para Itália, acompanhado de um vagabundo vibrante e materialista — Valério. Entretanto, no reino de Pipi, a princesa Lena, ao saber-se noiva de um homem que não conhece (Leôncio), foge do palácio do pai com a sua preceptora. Inevitavelmente, as duas fugas reais acabam por se cruzar. Sentimentos nunca antes experimentados, próprios de almas gémeas, nascem entre os dois. Valério arquitecta um plano para legitimar a união. Sem o saberem, Leôncio e Lena são conduzidos ao palácio do Rei Pedro de Pupu disfarçados de autómatos. No final todos se reconhecem e a história volta ao princípio. E Valério? Torna-se Ministro de Estado. O problema de Leôncio chama-se Tédio. O problema de Lena chama-se Dever. O problema do Rei Pedro chama-se O Meu Sistema e Eu. O problema do Preceptor é Leôncio. O problema do Presidente do Conselho de Estado é o Rei. O problema da Preceptora de Lena é Lena. O problema da cortesã Rosetta é O Amor. O problema dos polícias é alguém. O problema de Valério é sobreviver. O problema da peça é a linguagem. É bela. É complicada. É simples. É romântica. É cruel. É filosófica. É divertida. É muito divertida.