Menu Principal
Animação
Itinerância
Bilheteira
A Escola da Noite é uma companhia de teatro profissional sediada em Coimbra desde 1992. Ao longo de 23 anos de actividade, estreou 62 espectáculos, construindo e consolidando uma linguagem artística própria, assente na experimentação e na formação constantes e no equilíbrio, em termos de reportório, entre autores clássicos e contemporâneos. Para além de Gil Vicente, elemento essencial no percurso da companhia, destacam-se as visitas ao Teatro Grego (Ésquilo e Eurípides), à dramaturgia portuguesa contemporânea (Vicente Sanches e Abel Neves) e à dramaturgia universal (Beckett, Achternbusch, Büchner, Maquiavel, Lorca, Tchékhov), bem como a atenção particular dada ao universo lusófono, quer quanto ao reportório, quer quanto aos parceiros com quem tem desenvolvido colaborações.

Paralelamente às temporadas em Coimbra, a companhia atribui particular importância à itinerância dos seus espectáculos, mantendo-se fiel ao objectivo da descentralização, um dos princípios sob os quais foi fundada. Desde 1992, A Escola da Noite visitou mais de 50 localidades nacionais e efectuou digressões à Bélgica, ao Brasil, a Moçambique, à Guiné-Bissau, a Espanha e a Angola. Para além da produção e apresentação dos seus espectáculos, o trabalho da companhia estende-se aos domínios da formação (actores, produtores, técnicos, amadores de teatro, professores), da programação e do trabalho com o público escolar.

Depois de ter adaptado uma antiga garagem no Pátio da Inquisição, em Coimbra (onde permaneceu entre 1996 e 2002), e de ter inaugurado a Oficina Municipal do Teatro (2002-2008), A Escola da Noite mudou-se para o Teatro da Cerca de São Bernardo em Setembro de 2008. Ao abrigo de dois protocolos assinados com a Câmara Municipal de Coimbra, o grupo é a companhia residente e a entidade responsável pela sua gestão e programação.

Coimbra, Maio de 2015.

Para saber mais… Leia um pequeno resumo histórico sobre a vida d'A Escola da Noite. Saiba quais são as pessoas envolvidas: quem são os fundadores e associados, quem está na equipa actual e todos quantos, de alguma forma tiveram o seu nome associado à companhia. Por último, saiba como é A Escola da Noite vista de fora: comentários de figuras públicas ou notas de imprensa que têm acompanhado o nosso percurso ao longo dos anos.