A Birra do Morto

de Vicente Sanches

estreia em Maputo, a 16 de Dezembro de 1995

Teatro Avenida

total de espectáculos - 2 (Maputo)
total de espectadores - 700

12ª produção - A Escola da Noite©Dezembro1995
co-produção Portugal-Moçambique

•••Encenação: António Augusto Barros.
•••••••••Sílvia Brito, Cândido Ferreira, Lucrécia Paco, Alberto Magacela, Adelino Branquinho, Graça Silva, Carlos Sousa, António Jorge, José Vaz, Rosário Romão, Paulo Castro, Rogério Manjate, Jorge Vaz e Isabel Leitão.
•••Cenografia: João Brites.
•••Produção: A Escola da Noite.
a birra do morto

Sobre a produção

Em 1995 A Escola da Noite co-produziu com o grupo moçambicano Mutumbela Gogo um espectáculo a partir deste texto [A Birra do Morto], com encenação de António Augusto Barros, no âmbito da 1ª Estação do programa Cena Lusófona. Ao longo de quase dois meses, as duas companhias exploraram, divertindo-se, esta peça, tendo este trabalho culminado na apresentação de dois espectáculos no Teatro Avenida, em Maputo, com casa cheia e uma enorme receptividade por parte do público presente, maioritariamente moçambicano. A adesão ao texto foi forte da parte das duas companhias. As questões que o mesmo levanta à volta da questão principal que é a da própria existência tornaram-se pertinentes para actores portugueses e moçambicanos, numa descoberta mútua que se revelou intensa. No final do trabalho, a sensação com que ficámos foi a de pertencermos a um mesmo grupo, como se há muito nos conhecessemos e fossem as mesmas as experiências vividas. A universalidade a partir de Castelo Branco?

in documentação sobre o espectáculo.